quinta-feira, 30 de outubro de 2008

40 semanas


Seu bebê

Peso? Aproximadamente 3,5 kg. Comprimento? Dos pés à cabeça, 48 cm. Tudo confere e não resta dúvida: o grande dia está chegando para o seu bebê. No últimos nove meses, ele enfrentou uma difícil e competitiva batalha pela sobrevivência. De um minúsculo embrião, conseguiu evoluir e, pouco a pouco, se transformou num ser humano dotado de inteligência e grandes habilidades. A partir daqui, está pronto para uma nova jornada. Desta vez, do lado de fora do útero.

Sua gravidez


Agora, é só uma questão de dias. Ou horas. O seu bebê logo vai nascer e encher de alegria a rotina da sua família. Alimentá-lo, cuidar de sua saúde, enchê-lo de carinho e, claro, acompanhar essa etapa do desenvolvimento da criança. Eis o panorama que se desvela daqui para a frente. No entanto, além da atenção dispensada ao novo integrante da família, você também vai ter de zelar pelo seu bem-estar. Afinal, precisa estar saudável para cuidar de seu filho. A jornada até aqui foi recompensadora. Uma nova fase, igualmente fantástica, está começando para você, o seu companheiro e o seu bebê.
*Este é o momento previsto para o parto. Mas, se ele passou, e nada do bebê, não há razão para se preocupar. Ele ainda tem duas semanas para decidir deixar o confortável útero da mãe e estrear no mundo. Nascer até a 42a semana é considerado normal pelos médicos.

39 semanas


Seu bebê

A maior parte dos órgãos está formada e, o melhor de tudo, em pleno funcionamento. Apesar disso, retoques aqui e acolá são sempre bem-vindos. A pele, por exemplo, ganhou novas camadas. Por isso, a cada dia fica mais resistente. As unhas, que estavam pequeninas, cresceram e já atingem a ponta dos dedos. Por outro lado, o pulmão está em compasso de espera. Isso porque, do lado de fora do útero, esse órgão ainda precisará de algumas horas para absorver o ar e, aos poucos, controlar o ritmo da respiração. Mas está pronto para essa tarefa. Aliás, o seu bebê está totalmente preparado para vir ao mundo. Até aqui, tem cerca de 3,25 kg e mede aproximadamente 48 centímetros, da cabeça aos pés.

Sua gravidez

Vai começar a contagem regressiva, mas, antes de riscar os últimos dias que faltam para o grande acontecimento, faça mais uma visita ao obstetra. Ele vai verificar o crescimento e a posição do bebê. Também vai checar se o colo do seu útero começou a dilatar para abrir passagem ao seu filho. O médico só não será capaz de informar, com exatidão, o dia do parto. Quem decide isso é o seu bebê. E o sinal enviado por ele, quando se sentir preparado para sair, são as contrações. Preste atenção: quando o intervalo entre elas começar a diminuir e elas se intensificarem, é hora de ir para a maternidade.

38 semanas



Seu bebê
Mais uns dois ou três ajustes e o bebê estará pronto para nascer. Ele sabe que precisa se sentir quentinho do lado de fora do útero. Por isso, a camada de gordura sob sua pele aumentou um pouco, regulando melhor a temperatura corporal. Os intestinos deram mostras de que estão funcionando bem e formaram o mecômio, uma substância verde considerada o primeiro cocô do bebê. De onde veio isso? Do líquido amniótico, que estava misturado com os restos da cera e da lanugem que protegiam a pele do bebê. Como ele inala e engole continuamente esse fluido, seu aparelho digestivo produziu a massinha esverdeada, que será liberada só depois do nascimento.

Sua gravidez
Falta pouco, muito pouco para o bebê nascer. E a sua barriga, que agora tem de 36 a 38 centímetros de altura, parece indicar a proximidade desse momento. Ela está bem pesada, não deixa mais você se locomover com tanta rapidez e ainda atrapalha o sono. Você passa horas se virando na cama, de um lado para o outro, até encontrar a melhor posição para dormir. Os últimos dias de gravidez não são fáceis. A solução para esquecer os desconfortos – e driblar a ansiedade típica dessa fase – é se concentrar em outras atividades. Escolha alguma coisa bem relaxante para fazer agora. Você pode, por exemplo, ler sobre o surpreendente trabalho das suas mamas para fabricar o leite materno, o primeiro alimento do bebê.

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

37 semanas



Seu bebê
Os últimos preparativos continuam a toda dentro do útero. Seu filho, nesta semana, está se livrando de algumas coisas de que não vai precisar na viagem da 40a semana. O lanugo – aqueles pêlos bem finos que cobriam seu corpo – está prestes a se tornar uma lembrança do passado. A pele também deu adeus à vernix caseosa, uma cera escorregadia que a protegia. Tudo isso foi parar no líquido amniótico, que o pequeno inspira, expira e engole sem parar. Daqui a quatro semanas, ele também não precisará mais dessa substância. Mas, se por acaso nascer por esses dias, já não será mais considerado um bebê prematuro.
Sua gravidez
De repente, você começou a respirar melhor. Sabe por quê? Porque o bebê se moveu um pouco, procurando se encaixar na pelve – ele sabe que só restam três semanas e está se preparando para a hora H. Nessa posição, ele fica com a cabeça voltada para baixo, diminuindo a pressão na parte superior da sua barriga. Que alívio, não? As consultas com o obstetra continuam e, agora, devem ser ainda mais freqüentes. Na próxima visita ao médico, pergunte a ele sobre os sinais que indicam o trabalho de parto. E não se esqueça de se informar sobre as contrações. São elas que vão avisar, como um perfeito relógio, o momento exato em que o bebê vai nascer.

terça-feira, 7 de outubro de 2008

36 semanas


Seu bebê

Está quase tudo pronto para a aventura da 40a semana. Mas, antes de conhecer o mundo, seu bebê está recebendo os retoques finais. Os cotovelos e os joelhos agora formam covinhas. E o rostinho está bochechudo. Ele não vê a hora de sair – parece até que notou a expectativa dos pais, que estão ansiosos por sua chegada. Aliás, ele já deve estar na posição correta para nascer. Ou seja, de cabeça para baixo, para logo se encaixar na pelve.

Sua gravidez

Faltam apenas quatro semanas para você ser mãe. É o momento de providenciar todos os telefones e endereços de e-mail das pessoas que você deseja avisar quando o bebê nascer. Se você ainda não fez isso, anote-os na sua agenda e guarde-a logo na mala da maternidade. Quando a hora chegar, peça para o seu companheiro enviar a todos um lindo cartão, contando a grande novidade. Cansaço e fadiga são ainda comuns nos últimos dias de gestação. Por isso, tenha sempre à mão um garrafa de água para se manter hidratada. Frutas e lanchinhos também são indicados no intervalo das refeições, que, por sinal, devem ser ainda mais leves agora. Tudo para evitar sobrecargas.