quarta-feira, 30 de julho de 2008

27 semanas



Seu bebê
Muita coisa está acontecendo nesta semana. Seu bebê está pesando 1 kg – aliás, é bem provável que tenha ultrapassado essa marca. Ele também já é capaz de abrir e fechar os olhos. Além disso, pode ter começado a soluçar um pouquinho mais. E não é à toa. Seus pulmões estão quase formados. Como ele cresceu – já mede 34 centímetros da cabeça aos pés –, você vai perceber todos esses movimentos com mais clareza. Não se preocupe porque isso é pra lá de normal. Por enquanto, ele, no aconchego do útero, passa um tempo dormindo, mais algumas horas acordado e, em seguida, volta a adormecer...
Sua gravidez
Hmmm, que vontade de comer picolé de tapioca. E também feijão com bolacha, pinha verde, carambola com mel... Acredite: muitas mulheres grávidas experimentam desejos assim, um tanto absurdos. Os médicos não sabem dizer, com certeza, se há uma explicação científica para a vontade de comer alimentos incomuns durante a gravidez. Suspeitam, no entanto, que poderia ser a carência de algum nutriente. Ou, então, outro tipo de carência: a vontade de receber atenção e mimos, o que é compreensível nessa fase. Na dúvida, procure manter uma alimentação equilibrada para o seu bebê não ter nenhuma privação nutricional nem você precisar sair, no meio da madrugada, em busca de uma fruta pra lá de exótica.

26 semanas



Seu bebê
Vamos dar mais uma espiada no útero? Seu bebê continua respirando o líquido amniótico, o que é um ótimo treino para seus pequenos pulmões. Assim, quando ele nascer, terá forças para inspirar e expirar, além de fôlego de sobra para chorar sempre que sentir fome ou algum desconforto. Novas terminações nervosas estão se constituindo nos ouvidos e tornam sua audição mais aguçada a cada dia. Ele agora mede cerca de 23 centímetros e pesa quase 900 gramas. Em breve, vai chegar a 1 quilo!
Sua gravidez
É dia de conferir sua agenda da gravidez e checar se você está atualizada com os exames do pré-natal. A partir de agora até a 28a semana, seu médico poderá solicitar o teste de glicemia pós-prandial, que vai avaliar como o seu organismo se comporta na hora de processar o açúcar dos alimentos. Essa avaliação serve para detectar o diabete gestacional, um problema que atinge 10% das grávidas e geralmente desaparece depois do parto. Por falar em açúcar, que tal moderar o consumo de doces e trocar as guloseimas por alimentos mais nutritivos, como frutas e sucos?

25 semanas



Seu bebê
Tem novidade dentro do útero! Os cabelinhos do seu filho começaram a crescer e já têm uma coloração definida. Mas essa característica pode mudar quando a criança nascer. Há umas sete semanas, o exame de ultra-som já era capaz de mostrar os genitais do bebê e tirar a prova dos noves: será que vai ser Maria ou será que vai ser João? Se ele se mostrou tímido no último exame, vale a pena tentar mais uma vez solucionar o mistério. Algumas pessoas, no entanto, garantem que sabem a resposta só de ouvir os batimentos cardíacos do feto. Quando o coração bate rápido, dizem que é menina. Se bate mais devagar, afirmam que é menino. Tudo indica que isso não passa de mito. Assim, o melhor mesmo é recorrer ao ultra-som para esclarecer a questão.
Sua gravidez
Ontem você estava irritada, hoje acordou alegre e, de repente, sentiu vontade de chorar? Calma, mãe. Não há nada de errado com você. É assim mesmo durante a gravidez. As oscilações de humor são constantes nessa fase e a culpa disso, como sempre, é dos hormônios, que estão em ebulição no seu organismo. Para se sentir melhor, procure relaxar, cuidar do corpo e dormir bem. Evite também as bebidas com cafeína, como o café, o chá preto e os refrigerantes à base de cola. Essas substâncias podem deixá-la mais ansiosa e, de quebra, piorar o seu humor.

24 semanas



Seu bebê
Ele ainda é muito pequeno: tem 21 centímetros e pesa 540 gramas. Minúsculo, não é? Mas muitas transformações continuam ocorrendo no corpo do bebê. Seu cérebro está se desenvolvendo mais rápido, e seus pulmões, amadurecendo. Novas células pulmonares entraram em ação e começaram a produzir o surfactante, uma substância responsável por garantir que ele consiga respirar sem problemas nos primeiros momentos fora da barriga da mãe e, claro, ter fôlego extra para abrir o berreiro. É melhor preparar os ouvidos desde agora.

Sua gravidez
De repente, você levanta da cadeira e começa a se sentir zonza? Sente-se novamente e relaxe porque isso é normal. Por volta do segundo semestre, muitas mulheres sentem a chamada hipotensão postural, uma queda na pressão que ocorre quando você está deitada, sentada ou agachada e se levanta de uma vez. Nessas horas, o sangue desce do cérebro rapidamente devido à força da gravidade, causando uma vertigem. Por isso, muita calma nessas horas. Aproveite para conversar sobre o assunto com seu obstetra na próxima consulta. Afinal, as tonturas também podem denunciar problemas como anemia e alterações nos níveis de açúcar do sangue.

22 semanas



Seu bebê
A cada dia, o rostinho do seu futuro bebê fica mais perfeito. Os lábios, as pálpebras e as sobrancelhas, que estavam se formando, estão mais visíveis. As unhas continuam a se desenvolver e já cobrem a ponta dos dedos. Na gengiva, estão surgindo os primeiros brotos dentários. São essas estruturas que vão originar os primeiros dentinhos. Porém isso só vai acontecer depois do nascimento, lá por volta dos 6 meses de idade. A pele, por enquanto, está toda enrugada, mas logo isso vai mudar. Afinal, ele ainda vai crescer, engordar e ficar mais rechonchudo com o passar das semanas.
Sua gravidez
Você deve estar curiosa para saber como será o rosto do seu futuro bebê. Ele vai puxar ao pai? Ou será a cara da mãe? No caso da dentição, é fácil prever o que a genética pode fazer. Basta olhar para o casal. A criança tem grandes chances de herdar uma mistura do sorriso da mãe e do pai. E, já que o assunto são os dentes, não deixe de redobrar os cuidados com a sua saúde bucal. A escovação correta, depois de cada refeição, é um cuidado essencial para prevenir cáries e infecções na gengiva. Além de incomodar muito, esses problemas podem prejudicar o bem-estar do feto. No dentista, atenção aos exames com raios X, que não são recomendados, e aos medicamentos proibidos para gestantes.

21 semanas




Seu bebê


Seu filho é único e a natureza imprime marcas que revelam essa peculiaridade. Nos seus minúsculos dedos, por exemplo, apareceram vários sulcos, que, em breve, darão origem às impressões digitais. O aparelho digestivo já trabalha a pleno vapor. Parte de suas engrenagens, como o intestino delgado, começou a se desenvolver cedo, por volta da sétima semana. Agora foi ativada outra de suas peças, o intestino grosso, por onde passa uma parte do líquido amniótico, que o feto está continuamente engolindo.

Sua gravidez


Você já fez várias visitas mensais ao obstetra. Nessas ocasiões, ele ouviu o coração do seu futuro bebê com a ajuda do Doppler e pôde ver seu baticum no exame de ultra-som. Agora, o som de suas batidas está mais alto. Basta um simples estetoscópio para acompanhá-las. E, por falar em coração, não deixe de consumir alimentos importantes para a saúde do seu peito e, claro, da do bebê, como os ácidos graxos ômega-3, aqueles encontrados nos peixes de águas frias.

Ultrasom da Milena...